Quanto a catástrofe ambiental no Golfo do México irá prejudicar a aprovação de Barack Obama?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pré-candidata à Presidência, Marina Silva ressalta meio ambiente em seu discurso


A senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e pré-candidata à Presidência, ressaltou, no jornal O Estado de S. Paulo, a importância do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável em seu discurso. De acordo com a senadora, "estamos diante daquilo que os cientistas têm chamado de crise ambiental global, que se materializa na crise da mudança do sistema climático, com consequências para diferentes setores da vida da sociedade".

Marina, em seu discurso, demonstrou grande preocupação com a crescente degradação e os efeitos desta no meio ambiente. "No Brasil essa questão climática vem se agravando a cada dia. Refiro-me ao problema da adaptação do Brasil aos efeitos negativos das mudanças do clima, especialmente no que concerne à questão da saúde pública", afirmou.

A pré-candidata enfatizou o prognóstico negativo sobre os efeitos climáticos decorrentes da não preservação do meio ambiente, bem como as suas consequências mundiais. "Segundo a comunidade científica global, os cenários projetados para o fim deste século, do mais otimista ao mais pessimista, sinalizam para o aumento da temperatura média mundial com consequências graves para os países de todos os continentes".

Ao finalizar seu discurso, Marina salientou o efeito devastador que a degradação ambiental já está causando no mundo como um todo.

"Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU), as mudanças climáticas afetarão a saúde de várias formas: diretamente, com efeitos físicos de eventos meteorológicos extremos, como ondas de calor, inundações, furacões e secas prolongadas; e indiretamente, com aumento da insegurança alimentar, efeitos nas populações de vetores de doenças, agravamento das condições de saneamento básico, entre outros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário