Quanto a catástrofe ambiental no Golfo do México irá prejudicar a aprovação de Barack Obama?

sábado, 5 de junho de 2010

Vazamento ameaça fauna e turismo do México



A Folha de S. Paulo divulgou, nesse sábado (5), uma matéria que aponta os riscos que a fauna e o turismo do país mexicano correm com o vazamento de óleo no Golfo do México. O segundo parágrafo atenta para a realidade que os animais sofrem:

"Pelicanos lutavam para se livrar da camada de óleo que se acumula na água, enquanto outros esticam, sem utilidade, suas asas cobertas do produto. Pássaros e golfinhos mortos cobrem as águas, enquanto conchas que costumavam ter um brilho perolado nos meses de junho estão pintadas de vermelho."

A explosão ocorreu no dia 20 de abril, e até agora, segundo a matéria, vazaram entre 24 milhões e 47 milhões de galões de óleo no mar. A situação é caótica já que estima-se que apenas 252 mil galões foram captados e as consequências são terríveis para a fauna atingida, principalmente os animais marinhos, que sofrem o maior dano, já que estão abaixo da superfície.

" 'As pessoas tendem naturalmente a se concentrar em coisas mais evidentes, como pássaros cobertos de óleo, mas na minha opinião os impactos no habitát dos peixes será muito mais severo', afirma Rich Ambrose, diretor do programa de Engenharia e Ciência Ambiental da UCLA."

O assunto já não se faz corriqueiro na grande mídia, não tem grande visibilidade, entretanto precisamos atentar para as consequências ambientais de nossos atos. Confira a matéria na íntegra no link: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/746155-vazamento-de-oleo-ameaca-fauna-e-turismo-no-golfo-do-mexico.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário